comércio justo
DefiniçãoO Comércio Justo é «uma parceria entre produtores e consumidores que trabalham para ultrapassar as dificuldades enfrentadas pelos primeiros, para aumentar o seu acesso ao mercado e para promover o processo de desenvolvimento sustentado. Procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. A sua missão é a de promover a equidade social, a protecção do ambiente e a segurança económica através do comércio e da promoção de campanhas de consciencialização»
Princípios
1. O respeito e a preocupação pelas pessoas e ambiente, colocando as pessoas acima do lucro (“people before profit”);
2. existência de boas condições de trabalho e o pagamento de um preço justo aos produtores, que cubra os custos de produção, possibilite um rendimento digno e permita a protecção ambiental e de segurança económica;
3. Abertura e transparência da estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade;
4. Informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial sobre os seus produtos e métodos de comercialização;
5. Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afectam;
6. A protecção e promoção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, crianças e povos indígenas;
7. A protecção do ambiente e a promoção de um desenvolvimento sustentável;
8. A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;
9. A promoção de actividades de informação, educação e de campanhas de sensibilização;
10. A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem.
Para saber mais,
em Portugal: Cores do Globo, Reviravolta
no Mundo: Oxfam, IFAT
<< Testar a vida