segunda-feira, novembro 29

foge



Foge-me a força de querer,
Num dissipar-se de amor...
Que magoa!
Cresce em mim o sonho
Do sentimento que procuro,
Sem encontrar,
Morrendo um pouco mais
O pouco que sinto
Quando encontro vazio
O teu olhar!

Joana G.

Foto: ...The Misty Construction... Patrick Jacobson

 

domingo, novembro 28

uma questão de esperma

Um estudo, conduzido por cientistas do Howard Hughes Medical Institute, e brevemente comentado na revista Única (Expresso) desta semana, veio satisfazer a curiosidade de milhares, arrisco dizer milhões, de homens, no que se refere à fidelidade das mulheres. Não discutindo o interesse científico do estudo, não quero deixar passar em branco a forma serena como a Única enfatiza aqui o papel da mulher - “parece que as mulheres não são tão promíscuas quanto as fêmeas de chimpanzé, nem tão fiéis quanto as fêmeas de gorila” – bela forma de expôr a coisa. Aconselho esses senhores a optarem por fêmeas gorila, com quem poderão manter “relações estáveis e monogâmicas”.


in Única - Expresso 27.11.04

 

quinta-feira, novembro 25

violência

25. Novembro - Dia Internacional contra a violência contra as mulheres

APAV
Amnistia Internacional

 

quarta-feira, novembro 24

no táxi

E se um desconhecido te oferecer flores, isso é... Impulse!”
E se um taxista te falar dos seus problemas da prosta, isso é... azar!
Pois foi o que me aconteceu. Entro no táxi, para um simples viagem de 10 minutos, e o bendito homem começa a desfiar a sua vida.
“Pois é, menina, veja lá que eu descobri agora que tenho problemas na prosta, pois é, e isto não é nada bom, que já tive que ir a Lisboa ao médico, que aqui não me curava tão rápido, pois é!”
E enquanto eu tentava não pensar no que seria a prosta, eis que:
“Pois, menina, que isto da prosta é coisa séria, a mulher não anda satisfeita, pois não, e a mim custa-me muito a urenar, pois é!”
Se dúvidas tivesse...

 

segunda-feira, novembro 22

depois de ti...

Cantada
(Depois de Ter Você)

Depois de ter você
Pra quê querer saber
Que horas são?
Se é noite ou faz calor
Se estamos no verão
Se o sol virá ou não
Ou pra que é que serve uma canção
Como essa?
Depois de ter você
Poetas para quê?
Os deuses, as dúvidas?
Pra quê amendoeiras pelas ruas?
Para que servem as ruas
Depois de ter você?

Adriana Calcanhotto

alguém como nós

Vale a pena espreitar estas mentes criativas que pretendem suavizar os dois anos de Santana que ainda temos pela frente!

Vá de Retro, Santanáz!

 

sexta-feira, novembro 19

o filme

Bom dia! As viagens em expressos Alta Qualidade caracterizam-se pela exibição de um filme! Quer dizer, para mim, este é o destaque a fazer, mas se quiserem saber, há uma hospedeira de bordo que serve café e chá e vende doces, a mesma que põe o filme.
The Flintstones in Viva Rock Vegas está longe de tornar qualquer viagem de autocarro agradável! Neste épico ficamos a saber como se conhecem os dois casais protagonistas, assistimos ao nascimento aka eclosão de Dino (possivelmente a únca parte tolerável, pois é!) e levamos um banho de moralismo sobre riqueza material versus nobreza de espírito não só previsível como enjoativa!
Aqui fica a pergunta - porquê filmes destes? Até os brontossaurus manobrados pelo amigo Fred, que são terríveis em termos de efeitos especiais, conseguem superar a ideia do argumento!!

 

quarta-feira, novembro 17

hoje foi diferente

Sabem aquelas manhãs em que nem imagens tão belas como a do post anterior nos consolam de um despertar desastroso? Pois, hoje foi uma dessas manhãs! O rádio do despertador escolheu a sua própria versão da Comercial e acordei com a Maria João quase a guinchar numa voz arranhada, seguida repentinamente por aquele barulho irritante elevado ao cubo do anúncio das notícias – não se faz!
Como se não bastasse, mesmo por baixo da minha janela, alguém certamente impedido de sair com o seu veículo por outro condutor consciente, buzinava freneticamente apesar de serem apenas 7 e pouco... quase madrugada! Ainda a tentar descobrir donde vinha tanta confusão, tentei levantar-me estremunhada e... não é que tropecei e caí? Um cenário totalmente imprevisível, dada a conjuntura!!
E logo hoje, logo hoje, hoje que terminava o meu prazo! Muitos cafés mais tarde e uma rebeldes visitinhas a blogues animados para descontrair, mandei o bendito mail! E agora vou esperar calmamente que o gentil destinatário do dito me chame às suas instalações para me linchar viva quando ler que “as feromonas sexuais das fêmeas são como as buzinas, despertam os quietos machos do seu sono e, numa voz arranhada, põem os meninos em pé”!
Bem, podia ser pior... podia não ter acabado!

as minhas manhãs

Partilho convosco um pouco das minhas manhãs!


 

segunda-feira, novembro 15

do outro lado

Do outro lado
De um muro invisível
Está alguém que não vejo
Que somente desejo
Num desejo inaudível.

Do outro lado
Da vida que já vivi
Está alguém que foi embora
E por quem chamo, agora,
Agora que já perdi.



por Joana G.

dias...

Há dias bons, há dias maus, há dias assim-assim, e depois há dias como o de hoje! Dias como o de hoje são dias em que nada acontece, enquanto as horas se arrastam velozmente, transportando consigo tudo o que nos tínhamos proposto fazer!

 

domingo, novembro 14

na noite

"Sentados nos carros, parados lado a lado, de vidro aberto, falávamos, entre sorrisos cúmplices, numa familiaridade que ainda não tínhamos, sobre trivialidades nada triviais em que nos desnudávamos lentamente! Não sei já o que foi dito, as palavras misturam-se entre o que disseste e o que hoje gostava de ter ouvido de ti, mas naquela noite tudo era ainda tão perfeito que pensei que fosse recordar para sempre até a entoação subtil com que vestias as frases! O eco do teu riso, porém, quase posso reproduzir, gravado em mim que o deixaste. E os trechos daquela música que cantaste... Ouvir Rui Veloso já não é igual desde essa noite de mistérios por desvendar, em que tudo era expectativa, em que o ontem deixara de existir e o amanhã era uma palete de promessas por concretizar. Perdidos que estávamos, não o vimos chegar, fomo-nos entregando a rituais contidos de ansiedades acesas a cada segundo de dias que nos fugiam.
Na noite em que os nossos corpos seriam a composição entrelaçada de uma arte perfeita... não o foram!"

o ontem no hoje

Penso, páro, olho
O ontem, o hoje, o amanhã
Mil segundos de um infinito que se estende
Mil infinitos que se estenderam
E me trouxeram para onde estou.
Hoje penso no ontem
Com a leveza de uma certeza ida
Hoje penso no amanhã
Com a tristeza de uma lágrima não contida...
E hoje é, afinal,
Só o ontem de amanhã!



Às minhas melhores amigas
por Joana G.

pânico

A todos aqueles que sabem o que é o pânico devido a um prazo de entrega, o meu mais sincero e profundo voto de simpatia.

SOCORRO... ESTOU EM PÂNICO!!


E agora que já tirei isto do sistema, vamos lá ver se consigo cumprir os tais prazos!

 

sábado, novembro 13

um selo para as CERCI



"Numa acção conjunta do Tugir em português e do Estaleiro propõe-se à comunidade Blogos que seja enviada uma mensagem electrónica para o Primeiro-Ministro com o seguinte teor:

Senhor Primeiro-Ministro
Estando perfeitamente elucidado sobre o Orçamento de Estado para 2005 e sabendo que V.Ex.ª. tenciona enviar-me uma carta em que dará esclarecimentos de que prescindo, solicito que se abstenha do respectivo expediente e faça entrega do montante respectivo a uma CERCI à escolha de Vossa Excelência.
Respeitosamente,
Ass

Os dois Blogs promotores solicitam a toda a comunidade Blogos a difusão desta iniciativa.
LNT/Bruno Rocha"

Eis-me aqui - versão café!

You're a Cappucinno.
You're a Cappucinno!

What Kind of Coffee are You?
brought to you by Quizilla

 

sexta-feira, novembro 12

Before Sunset



“What if you had a second chance with the one that got away?”
Esta é a frase que introduz a sequela de Before Sunrise (1995), o já êxito Before Sunset (2004). No instante em que as luzes se acenderam, no cinema, quis escrever um post sobre o filme que pudesse transmitir tudo o que sentia naquele momento! Não só o momento se perdeu, como percebi que nada poderia ser dito que fizesse jus à incomparável beleza dos diálogos, tão verdadeiros no sentimento, tão justos na tentativa de retratar palavras que poderiam ser proferidas por qualquer um de nós.
Pensar na improbabilidade de semelhante situação, apenas nos leva à inevitável conclusão de que tudo aquilo poderia acontecer, apenas nos conduz pelas improbabilidades da nossa própria vida, como guião possível para realidades bem mais distantes da dita realidade.
E, se este filme não é um acordar da nossa esperança desesperançada, já não sei o que poderá despertar-nos!

Kommissar Rex




Escusado será dizer que a série austríaca Rex – O cão polícia, no original Kommissar Rex, é magnífica! Excessos esquecidos, o argumento é bom, os actores óptimos, e o Rex, esse, dizer que é excelente é pouco! Os parabéns desde já ao treinador!!
O que quero na verdade transmitir, de novo, prende-se com um dos muitos episódios desta série que já tem 10 anos – “A morte de Moser” é um dos melhores momentos televisivos de sempre, que me leva a lágrimas sentidas mesmo à quarta vez! Não percam!

 

quinta-feira, novembro 11

para rir... ou não!

O Poema do Sr. X

Em noites de lua cheia
O Sr. X tinha diarreia,
Passava o tempo na sanita
E até dormia na dita.
Eram momentos de tristeza
A pedinchar na avareza.
E o Sr. X, o homem que nunca riu,
Mandava-os todos à puta que os pariu!


por Joana G.

 

quarta-feira, novembro 10

limbo

25 000 eleitores... só 25 000 eleitores e Kerry seria o actual Presidente dos EUA. Explicando melhor – se 25 000 eleitores do Ohio tivessem escolhido um quadrado diferente, Kerry seria o novo ocupante da Casa Branca!! Ponto 1, o que são 25 000 pessoas? Quase ninguém, e isso é que dói! Ponto 2, onde estavam as cabeças destas pessoas no momento do voto?? Infelizmente, em aparente sintonia com mais 60 milhões de norte-americanos, e isto é o que arrepia!
Eleger o sr. Bush uma primeira vez é digno de referência, mas reelegê-lo, aí sim, reside a verdadeira proeza de uma mente pobre! Onde poderia estar agora o benefício da dúvida ou o voto de confiança? É certo que a imagem do povo americano, em termos de esclarecimento mental, nunca foi das mais famosas para as minhas bandas, mas isto foi demais.
Debrucei-me sobre um mapa dos EUA com os votos por Estado, que vinha no Expresso deste sábado e, enquanto os meus olhos fitavam incrédulos aquele bloco contínuo de vermelho (republicanos), por todo o interior dos EUA, uma pergunta começou a tomar forma – serão estas pobres almas do interior as mesmas a quem é ainda ensinada na escola a Teoria da Criação como verdade suprema e explicativa da origem da vida na Terra? Porque, se pensar no assunto, nem é preciso pensar muito, conclui-se que sim! Que outra coisa o poderia explicar? Pessoas que conhecem, e basta apenas conhecer, a Teoria da Evolução, saberiam que Bush não atingiu o “grau” de Homo sapiens sapiens... Onde estará não sabemos, mas aqui NÃO! E, quem sabendo isto, quereria para seu Presidente um ser que habita calmamente num limbo desconhecido situado algures entre um Neanderthal e coisa nenhuma??... Quem???...
Pois, só pode ser esta a explicação... (suspiro)

luto

O meu Luto

 

terça-feira, novembro 9

buscaglia

Too often we underestimate the power of a touch, a smile, a kind word, a listening ear, an honest compliment, or the smallest act of caring, all of which have the potential to turn a life around.
- Dr. Leo Buscaglia -


Que mais há a dizer? Não quero cair em redundâncias óbvias – cada um daqui retira o que quiser!

 

segunda-feira, novembro 8

uma história de amor

Se tudo fosse
Nada, que tivesse
Um qualquer significado
Ainda que vazio...

por Joana G.

“O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Uma história de amor” fervilha ainda na minha cabeça, não só porque o li ainda esta semana (devorei será mais aproximado da verdade!), mas também porque está cheio de alusões infantis que nos fazem sonhar mesmo em graúdos. Sinto-o como um livro para todas as idades, porque de cada vez que o lermos dar-lhe-emos novos e mais profundos significados. Jorge Amado escreveu esta história em 1948, como presente para o seu filho João Jorge, e nela se sente ainda toda a intenção de uma oferta de amor.
O narrador interpela-nos e nada mais há a fazer senão deixarmo-nos envolver - “Desejo dizer que há gente que não acredita no amor à primeira vista. Outros, ao contrário, além de acreditar, afirmam que este é o único amor verdadeiro. Uns e outros têm razão. É que o amor está no coração das criaturas, adormecido, e um dia qualquer ele desperta, com a chegada da Primavera ou mesmo no rigor do Inverno. (...) De repente, o amor desperta de seu sono à inesperada visão de um outro ser. Mesmo se já o conhecemos, é como se o víssemos pela primeira e por isso se diz que foi amor à primeira vista.”!

Quase não tenho espaço para questionar estas “verdades”, fiquei apenas num estado de subtil felicidade e contentamento. Como diz o mesmo narrador pertinente “Temos olhos de ver e olhos de não ver, depende do estado de espírito de cada um.”.



uma dedicatória

EXPECTATIVA

Sentir-te tão junto a mim
Na fragilidade dos segundos
Que antecedem tudo ou
coisa nenhuma...

Sentir o calor do teu corpo
Antes ainda de o tocar
Vibrar com o toque eminente
que ainda não o é...

E perder-me, finalmente,
Nos segredos da tua pele...


Ao Francisco

por Joana G.

 

domingo, novembro 7

o início

Hoje é o primeiro dia do resto da minha vida... como bloguista!

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.